Unhas

Home > Unhas

Unhas

A onicologia é a área da dermatologia responsável pelos cuidados e pelo diagnóstico, tratamento e seguimento das doenças do aparato ungueal.

Abaixo estão algumas das principais doenças do aparato ungueal.

Infecção causada por fungos nas unhas, tanto das mãos quanto dos pés. É mais comum em idosos e apresenta-se como descolamento e/ou engrossamento da unha.

O tratamento geralmente é longo e pode ser feito com medicações tópicas ou por via oral. Em alguns pacientes pode ocorrer o retorno da micose após o tratamento.

É importante o corte adequado das unhas para evitar o encravamento.

A causa dessa síndrome ainda é desconhecida, mas pode estar associada a contato excessivo com água, detergente e produtos de limpeza, prática de esportes e a doenças sistêmicas, como alteração da tireóide. É mais comum em mulheres adultas e idosas.

As unhas se tornam mais frágeis, podendo ficar moles e quebrar ou descascar.

A prevenção é feita usando luvas para manipular produtos de limpeza, evitando o uso de acetona, mantendo as unhas curtas, evitando traumas locais, secando bem as mãos após a lavagem e usando hidratante.

Melanoníquia é a presença de coloração acinzentada, marrom ou preta em uma ou em várias unhas.

Possíveis causas são: genética, trauma, infecção, uso de medicações ou melanoma.

A avaliação para correto diagnóstico é importante pois o tratamento varia de acordo com a causa. Em alguns casos a cor pode não desaparecer mesmo retirando o fator causal.

A unha encravada geralmente atinge os dedões dos pés causando grande desconforto ao paciente. Pode causar inflamação da pele ao redor da unha com saída de secreção purulenta e sangue, até a formação do granuloma piogênico (lesão vermelha, dolorosa e que sangra fácil).

O tratamento correto é importante para resolver definitivamente o desconforto e evitar a piora do quadro. Nem todos os casos precisam de cirurgia, alguns podem ser resolvidos com tratamento clínico.

O corte adequado das unhas, o uso de sapatos confortáveis e cuidados para evitar trauma nos dedos ajudam a evitar a recidiva.