Estética

Home > Estética

Estética

A cosmiatria é a área da dermatologia focada no embelezamento e melhora da auto estima.

O dermatologista deve considerar os aspectos individuais de cada paciente, sem esquecer de suas demandas.

Abaixo estão alguns exemplos de situações seguidas pelo dermatologista.

Doenças Relacionadas

Quelóides são cicatrizes que apresentaram crescimento anormal, secundários a procedimentos cirúrgicos, colocação de brincos ou piercings e lesões de acne. São mais comuns em negros e asiaticos. Os tumores são benignos e podem apresentar coceira, queimação ou dor local.

O tratamento pode ser cirúrgico, aplicação de medicação local ou crioterapia, com resposta variada. A recidiva é comum em casos de retirada da lesão.

A hiperidrose é a ocorrência de suor excessivo mesmo na ausência de fatores desencadeantes, como estresse ou atividade física . Pode ser localizado nas axilas, mãos, pés e couro cabeludo, ou difuso.

O tratamento pode ser clínico, com uso de desodorantes, loções ou medicação via oral, com aplicação de toxina botulínica, que tem ação temporária, ou cirúrgico, que é definitivo mas que pode levar a sudorese compensatória em outras regiões.

As estrias são lesões lineares avermelhadas ou peroladas, que surgem principalmente em mulheres nas nádegas, coxas, abdome e costas.

Os fatores desencadeantes são ganho rápido de peso ou massa muscular, crescimento rápido na puberdade e gravidez.

As estrias não têm cura e o tratamento apresenta melhor resultado em lesões novas e vermelhas. Pode-se realizar peelings químicos, laser ou microagulhamento, com resposta variável.

A prevenção é feita controlando os fatores desencadeantes e hidratando a pele.

×