Dermatologia Cirúrgica

Home > Dermatologia Cirúrgica

Dermatologia Cirúrgica

A dermatologia cirúrgica é a área que abrange todos os procedimentos realizados na pele, tanto para diagnóstico como para  tratamento de lesões benignas ou malignas.

Esses procedimentos podem ser realizados sem anestesia, com anestesia tópica (pomada), local (injetável no local da lesão), bloqueio (anestesia em um nervo para inibir a dor numa determinada região).

Abaixo estão os principais tumores tratados pelo dermatologista.

O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente na população e geralmente está associado à exposição solar.

Surge como lesão que não cicatriza e que cresce lentamente ao longo dos anos, podendo ser plana ou elevada, cor da pele, vermelha ou preta. Se diagnosticado precocemente, a cirurgia leva a cura, com baixa taxa de mortalidade.

O uso de protetor solar e uso de roupas com proteção UV para evitar o surgimento desses tumores.

É o segundo câncer de pele mais frequente na população. Pode acometer qualquer parte do corpo, porém geralmente surge em áreas expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço, braços e até no lábio. Outros fatores como presença de feridas crônicas, cicatrizes, medicações que diminuem a imunidade também podem contribuir para o seu surgimento.

O aspecto clínico é variado, podendo ter consistência endurecida e áspera, ser elevada, com sangramento que não cicatriza ou ser semelhante a verrugas. O crescimento pode ser lento ou rápido.

O tratamento varia de acordo com o grau de acometimento local e sistêmico. O diagnóstico precoce é importante para a cura.

É o câncer de pele com maior índice de mortalidade. Geralmente surge como uma pinta escura e pode acometer qualquer parte do corpo. Conhecer o ABCDE é importante para que a procura ao dermatologista seja precoce.

A = assimetria (um lado da pinta é diferente do outro),

B = bordas (irregulares),

C= cor (presença de mais de 2 cores),

D= diamêtro (maior que 6 milimetros),

E= evolução (mudança no tamanho, forma, cor ou início de sangramento ao longo do tempo).
O diagnóstico e tratamento precoces são importantes para a cura.

A queratose seborreica é uma lesão benigna, muito comum em pacientes de meia idade e idosos. Surge geralmente na face e tronco, podendo acometer membros e couro cabeludo.

Pode ser assintomática ou apresentar coceira. São lesões marrom ou enegrecidas, elevadas e com aspecto rugoso.

O tratamento é opcional, já que essas lesões não se transformam em câncer de pele.

A avaliação por profissional capacitado é importante para o diagnóstico correto, já que em alguns casos essas lesões podem ser parecidas com o melanoma.

Acrocórdons são pequenas lesões pedunculadas, cor da pele ou marrom, que surgem no pescoço, nas axilas e virilhas. São benignas e assintomáticas.

Podem estar relacionadas ou ao ganho de peso ou ao estado pré diabético.

O tratamento é opcional, já que não há transformação para câncer de pele.

Lipomas são tumores benignos compostos por células de gordura, com crescimento lento.

Podem ser visíveis ou apenas perceptíveis à palpação e surgir em qualquer local do corpo.

Em alguns casos, para confirmação diagnóstica é necessária a realização de exame de imagem, como ultrassom.

A retirada não é necessária, exceto em caso de crescimento rápido ou sintomas, como dor ou comprometimento funcional.

É um tumor benigno que surge em adultos, mais comumente na face, no pescoço e no tronco.

Pode ser visível ou apenas palpável, assintomático ou com episódios de inflamação local, com dor e saída de secreção purulenta.

O tratamento é cirúrgico, com retirada do cisto com sua cápsula, para evitar recidiva. A inflamação local deve ser resolvida antes da realização da cirurgia.

O abscesso é uma coleção de pus que pode ocorrer por infecção bacteriana na pele íntegra, folículo piloso ou pode estar associado a outras doenças de pele.

Pode ocorrer a saída espontânea do pus da lesão ou ser necessária a realização de procedimento cirúrgico para sua drenagem. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de antibióticos via oral.