Cabelos e Pêlos

Home > Cabelos e Pêlos

Cabelos e Pêlos

A tricologia é a área da dermatologia responsável pelos cuidados e pelo diagnóstico, tratamento e seguimento de doenças dos cabelos.

Abaixo estão algumas das principais doenças dos cabelos.

O eflúvio telógeno é caracterizado pelo aumento na queda de cabelo, pode ser agudo ou crônico e estar associado a outras doenças do couro cabeludo, como alopecia androgenética.

As possíveis causas do eflúvio telógeno agudo são cirurgias, estresse, uso de medicações, pós parto e infecções. Se não houver doença associada, o aumento da queda dura de 3 a 6 meses, com resolução espontânea após.

No caso do eflúvio telógeno crônico, a queda geralmente é cíclica, ocorrendo uma a duas vezes por ano ou a cada dois anos. Pode estar associado a doenças autoimunes, como lúpus eritematoso.

A avaliação por profissional capacitado é importante para o diagnóstico correto e tratamento adequado.

A alopecia androgenética é a queda de cabelo associada a causa genética e pode acometer homens e mulheres. Geralmente se inicia na puberdade, porém pode se tornar aparente apenas na idade adulta.

No caso das mulheres, a principal área acometida é a região central, enquanto nos homens é na região fronto-temporal (entradas) e na coroa. Ocorre redução da quantidade e afinamento dos fios, que progride ao longo dos anos.

O tratamento precoce é importante para evitar a progressão da queda.

A alopecia areata é uma doença inflamatória que leva à queda dos cabelos e/ou dos pêlos do corpo . Pode surgir como área localizada no couro cabeludo, barba e/ou corpo ou como queda de todos os cabelos e/ou pêlos.

A repilação pode ocorrer com o crescimento de fios brancos. Em alguns casos pode não ocorrer a repilação mesmo com o tratamento adequado.

Novos episódios de queda de cabelo podem acontecer, desencadeados por estresse emocional.

O grupo das alopecias cicatriciais engloba diversas doenças, como líquen plano pilar e alopecia frontal fibrosante. A queda dos cabelos é permanente e geralmente não ocorre repilação na área afetada.

A avaliação por profissional capacitado e o diagnóstico correto e precoce são importantes para evitar a progressão das doenças.