Idosos

Home > Idosos

Idosos

Os idosos apresentam alterações na pele secundárias à idade, ao estilo de vida e às comorbidades. Consultas regulares com o dermatologista são importantes para o auxílio do bem estar e qualidade de vida.

Algumas lesões necessitam de abordagem imediata, enquanto outras podem ser acompanhadas pelo dermatologista sem maiores riscos.

Abaixo estão algumas alterações de pele mais comuns nos idosos.

Doenças Relacionadas

A pele seca é causada por uma junção de fatores, internos e externos, como idade, doenças sistêmicas e uso de medicações, banhos prolongados e quentes, uso de sabonetes e falta de hidratação.

Muito comum nos idosos, principalmente nas pernas e costas, a pele seca pode causar desconforto e coceira, o que pode desencadear a abertura de feridas locais.

É importante tomar algumas medidas de prevenção como banho rápidos e mornos, evitar uso excessivo de sabonete, ingestão de água e uso de hidratantes após o banho.

As melanoses solares são manchas castanhas de tamanhos variados que aparecem em áreas expostas ao sol, como rosto, pescoço, colo e braços em adultos e idosos. São mais comuns em pessoas com pele clara.

A avaliação das lesões é importante para excluir a presença de câncer de pele. O tratamento é opcional, já que essas lesões são benignas.

O prurido é um sintoma muito comum na dermatologia e pode estar associado a doenças de pele, medicações, doenças sistêmicas e quadros de ansiedade.

A avaliação da pele do paciente com coceira é importante para o correto diagnóstico da causa.

Em alguns casos, a solicitação de alguns exames é necessária para complementar a investigação.

O uso de hidratante após o banho pode ser mantido e ajuda a prevenir a xerose cutânea (pele seca), que também pode causar coceira.

A púrpura senil é caracterizada pela presença de manchas roxas nos braços, dorso das mãos e pernas dos idosos e geralmente é causada por pequenos traumas.

São lesões benignas associadas ao envelhecimento da pele, a redução da gordura subcutânea e a fragilidade capilar (dos vasos sanguíneos), agravadas pela exposição solar e pelo uso de anticoagulantes.

Não tem cura e é importante evitar os pequenos traumas para reduzir o surgimento das lesões. Hidratação e uso de vitamina C tópica podem ser benéficos.

Os calos são muito comuns em idosos e causados pelo atrito ou pela pressão sobre a pele, geralmente secundários ao uso de calçados inadequados ou alteração na anatomia do pé. Eles podem ser assintomáticos ou dolorosos.

A avaliação é importante para excluir outras doenças, como verrugas plantares ou mal perfurante plantar.

O tratamento é feito com a retirada do fator causador, podendo ser necessária a avaliação do ortopedista ou do fisiatra. O desbastamento do tecido em excesso pode auxiliar nos casos de dor local.

×