Unhas

Home > Serviços > Unhas

Avaliação das Unhas

Para a avaliação clínica das unhas é importante que o paciente venha sem esmalte ou base para a consulta. Assim podemos avaliar a lâmina ungueal (unha), o leito ungueal (embaixo da unha), as cutículas e as dobras ungueais (pele ao redor das unhas).

Biópsia de Unha

A biópsia da unha pode ser necessária em alguns casos, como suspeita de lesão maligna ou confirmação diagnóstica de doença da unha ou doença sistêmica.
Geralmente é realizada a anestesia da parte distal do dedo (bloqueio troncular), e após a biópsia, um curativo volumoso é feito.
Alguns cuidados devem ser tomados após o procedimento, como manter o local limpo e seco.

Exérese (Retirada) de Tumores Ungueais

Alguns tumores necessitam de tratamento cirúrgico para resolução dos sintomas ou para melhora da aparência da unha. A cirurgia é feita sob anestesia da parte distal do dedo (bloqueio troncular) com exposição do leito ou da matriz da unha, dependendo da localização da lesão.
Alguns cuidados devem ser tomados após o procedimento, como manter o local limpo e seco e repouso por 24 horas.
O material retirado pode ser enviado para exame anatomopatológico para confirmação diagnóstica.

Cirurgia de Unha encravada

Alguns casos de unha encravada precisam de tratamento cirúrgico, com retirada de parte da unha e, se necessário, de parte da pele ao redor. A cirurgia é realizada sob anestesia da parte distal do dedo (bloqueio troncular). No dia da cirurgia, traga acompanhante e se possível chinelo de dedo. O repouso e o membro elevado após a cirurgia são importantes, por isso, se possível, venha de carro.
Alguns cuidados especiais devem ser tomados após o procedimento, como manter o curativo limpo e seco por 24 horas.

O uso de sapatos adequados e não cortar os cantos das unhas ajudam a evitar a recidiva.

×