Procedimentos Cirúrgicos

Home > Serviços > Procedimentos Cirúrgicos

Biópsia de pele

A biópsia de pele é feita sob efeito da anestesia injetável e geralmente com o auxílio do punch, um instrumento cirúrgico cortante que auxilia na retirada de um pedaço da pele lesionada. Após, pode ser necessária a realização de pontos cirúrgicos.
O local onde foi realizado o procedimento deve receber cuidados especiais até a retirada dos pontos.
A pele retirada é enviada para o exame anátomo-patológico.

Exérese/ Retirada de lesões

A exérese de lesões é realizada sob efeito de anestesia injetável e geralmente é feita quando precisamos retirar uma lesão suspeita de melanoma, um câncer de pele, como uma carcinoma basocelular ou espinocelular, ou uma lesão que incomoda o paciente, como um cisto epidérmico ou um lipoma.
Nela a lesão pode ser completamente retirada, com ou sem margem, e após são dados pontos cirúrgicos.
O local onde foi realizada a exérese da lesão deve receber cuidados especiais até a retirada dos pontos.
A pele retirada geralmente é enviada para o exame anátomo-patológico.

Shaving

O shaving é um procedimento no qual retiramos apenas a porção em relevo da lesão de pele. Pode ser feita sob efeito da anestesia tópica (pomada) ou injetável.
Geralmente é realizada em lesões benignas, como acrocórdons ou queratoses seborreicas, e pode ser associado a procedimentos para parar o sangramento, como eletrocauterização ou cauterização química.

Desbastamento de verrugas

Verrugas plantares (na sola do pé) e calos são lesões  que podem causar o espessamento da pele e desconforto local. Para reduzir esse desconforto e tratar as lesões, podemos fazer o desbastamento, ou seja, retirada do excesso de pele local. Após, pode ser realizada a crioterapia ou a cauterização química.

Cauterização química

A cauterização química é a aplicação de alguns produtos na pele, como ácido acetilsalicílico ou ácido nítrico fumegante, para tratamento de lesões de pele, como queratose actínica ou verrugas.
O produto causará uma inflamação local com morte das células indesejáveis e cicatrização.
Em alguns casos é necessária mais de uma sessão para resolução da lesão.

Curetagem

A curetagem é um procedimento não invasivo realizado com o auxílio da cureta. Pode ser realizado para retirada de lesões superficiais da pele, como molusco contagioso ou queratose actínica.
Pode ser realizada sob anestesia tópica (pomada) ou anestesia injetável, quando associada a outro procedimento como eletrocauterização.

×