Dermatologia Pediátrica

Home > Dermatologia Pediátrica

Dermatologia Pediátrica

A dermatologia pediátrica é a área que foca nas principais doenças e alteração de pele nas crianças. As características da faixa etária exigem um cuidado próprio para melhores resultados. Focamos num exame prático para menor estresse dos pequenos.

Abaixo estão as principais doenças que acometem a pele das crianças.

É uma doença inflamatória que acomete principalmente bebês nos primeiros três meses de vida, surgindo logo após o nascimento.

São escamas amareladas aderente ao couro cabeludo, podendo também ocorrer em áreas de dobras como pescoço, axilas e virilhas.

Geralmente ocorre resolução espontânea do quadro.

É uma doença inflamatória crônica da pele, não contagiosa, que surge em pessoas com predisposição genética. Pode acometer crianças em todas as faixas etárias e adultos. As lesões coçam e podem atrapalhar as atividades do dia-a-dia.

O local de surgimento das lesões depende da idade, acometendo o rosto em bebês e as áreas de dobras em crianças maiores e adultos. Em alguns casos pode ocorrer o acometimento da pele de todo o corpo. O tipo de lesão também pode variar, desde pequenas bolhas e crostas até o engrossamento da pele.

Para evitar o surgimento das lesões, alguns cuidados são importantes como tomar banho com água morna, evitar excesso de sabonete e usar hidratante após o banho.

Verrugas são lesões benignas causadas pelo HPV (Papilomavírus Humano), adquirida pelo contato com pessoas ou objetos contaminados.

Geralmente surgem em crianças e em adultos com baixa imunidade, podendo acometer qualquer lugar do corpo. A apresentação clínica depende do local, podendo ser plana ou pedunculada.

A resolução pode ser espontânea, principalmente nas crianças. O tratamento pode ser feito com medicações tópicas, crioterapia ou procedimentos cirúrgicos.

São bolinhas de água, cor da pele ou vermelhas, que aparecem no tronco, pescoço e em áreas de dobras secundárias à obstrução à saída do suor das glândulas sudoríparas. A miliária pode ser assintomática ou apresentar queimação ou coceira.

Geralmente está relacionada a excesso de roupas, febre, ambientes quentes.

A resolução é espontânea quando o fator desencadeante é resolvido.

Infecção por vírus, contagiosa, muito comum em crianças, podendo ocorrer em adultos com imunidade baixa.

Surge como lesões elevadas cor da pele, de vários tamanhos, podendo ter umbilicação (depressão) central, podendo se disseminar pelo corpo. A transmissão ocorre por contato direto com a lesão.

A resolução pode ser espontânea após meses ou anos, porém normalmente o tratamento é indicado e pode ser realizado com crioterapia, curetagem ou medicação tópica, podendo deixar cicatriz local.

Infecção dos cabelos por fungos que podem ser adquiridos de animais, do meio ambiente ou de outra pessoa.

Mais comum em crianças, surge principalmente como área de perda do cabelo e descamação.

O diagnóstico correto do agente causador é importante para o tratamento adequado.

É uma infecção superficial da pele causada por bactérias que se inicia após um trauma. Geralmente ocorre em crianças, na face e nos membros.

Clinicamente se apresenta com crostas amareladas, podendo ou não ter bolhas.Pode ocorrer contágio para outras crianças pelo contato com as lesões.

O tratamento é feito com antibiótico tópico ou oral, dependendo da extensão da doença, além de limpeza local com retirada das crostas.

O termo dermatite de fraldas engloba várias doenças que acometem a área da fralda, como a porção inferior da barriga, as nádegas, o períneo e as coxas.

Alguns exemplos são dermatite irritativa primária, dermatite de contato alérgica, candidíase e doenças que são pioradas pelo uso de fraldas, como psoríase e dermatite seborreica.

O diagnóstico correto é importante para o tratamento adequado. Porém em todos os casos é importante a higiene local, a troca frequente das fraldas para evitar contato prolongado com urina e fezes e uso de pomada para prevenção de assaduras.